Quantas vezes se deve lavar o cabelo por semana?

Isso depende de 2 fatores: seu tipo de pele e textura do cabelo.

Cabelos

Cabelos crespos, cacheados ou ondulados:  o sebo tem maior dificuldade de se espalhar da raiz pelo resto do cabelo, sua necessidade de lavar é pouca pois a falta de sebo as extremidades leva ao ressecamento e o excesso de lavagens poderá potencializar o problema. O indicado é 1  lavagem semanal.

cabelos-interna

Cabelos lisos e finos: o sebo se espalha mais facilmente pelos fios, mantendo o cabelo hidratado e saudável, sendo o ideal lavar 2 vezes por semana. Se for combinado com pele oleosa, pode haver a necessita de 3 lavagens semanais.

Amanda+Seyfried+Long+Hairstyles+Long+Curls+D7p7EpnndI8l

Pele

Peles secas ou normais: necessitam de pouca lavagem, 1 a 2 vezes por semana.

Peles oleosas: indicado de 2 a 3 lavagens semanais.

 

Claro que também depende de sua rotina, portanto preste atenção nos seus fios: “Muitas fazem academia, correm, suam demais, usam bonés, capacetes, aplicam gel ou outros produtos modeladores e sentirão necessidade de lavar todos os dias”.  Fonte

 

Quais são os principais motivos do excesso na produção de sebo?

1-problemas hormonais: geralmente acontece na adolescência e vem acompanhado de problemas de pele, como espinhas e cravos. Isso pode indicar problemas como ovários policísticos e podem ser tratados com medicamentos e uso do anti-concepcional adequado para tratar o problema, que é refletido na pele.

ovarios-poliscisticos

2- glândulas sebáceas hiperativas: geralmente é um problemas genético e hereditário que pode ser visto em vários membros da família, há diversos produtos no mercado para auxiliar no controle.

acne.jpg

3- erro na lavagem: seu corpo ajusta a produção de sebo de acordo com a necessidade de seus fios, o quanto mais lavar, mais ele vai produzir. A lavagem com produtos agressivos, como o shampoo, resseca os fios ao ponto de que é necessário usar o condicionador para repor um pouco do que tirou, isso é visto pelo  couro cabeludo como um sinal de falta de sebo, que aumenta a sua produção.

“O sebo hidrata nossa pele e cabelo. Sem ele, a pele pode secar e cair prematuramente, deixando as células expostas a elementos externos”. Fonte

cabelos-ressecados.jpg

O uso do shampoo diariamente é algo novo, na década de 50 as mulheres lavavam os cabelos uma vez por semana, e isso era feito no salão de beleza.

Mas muitas doenças capilares como a caspa e a dermatite seborréica, entre outras, podem ser oriundas do excesso de lavagens. Em pessoas que apresentam dermatite seborreica, por exemplo, deve-se evitar a lavagem dos cabelos todos os dias, pois estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.” Fonte

Técnicas de lavagem como a low-poo e no-poo auxiliam a retomar o equilíbrio da produção de sebo, que com o tempo vai se ajustando a normalidade. O cabelo vai se tornar cada vez mais hidratado, brilhoso e macio, com menor necessidade de lavagem.

xampu_vinagrejpg-1.jpg

A temperatura da água também é importante, nem gelada para não aumentar a oleosidade, e nem quente, para não ressecar, o ideal é água morna.

O melhor hidratante para os fios é sebo que seu corpo produz, esqueça os produtos com promessas milagrosas das propagandas. Uma vez por semana, reserve uma noite para com ajuda de uma escova de cerdas naturais, pentear lentamente os cabelos e distribua o sebo da raiz ao longo dos fios até as pontas, após uma boa escovação, vá dormir e lave o cabelo na manhã seguinte.

Referências

Bolsa de Mulher

Melhor com Saúde

Look the News (inglês)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s